Quais os tipos de transtorno de ansiedade?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil é o segundo país mais ansioso e depressivo da América Latina. Por isso, Atualmente, cada vez mais pessoas sofrem com depressão, ansiedade e estresse. Porém, você sabia que não existe apenas um, mas vários tipos de transtornos de ansiedade?

Sem achar um tratamento para esses problemas, o brasileiro fica cada vez mais doente. Contudo, você não deve pensar que isso é normal. Busque ajuda e formas para tratar a ansiedade. Não deixe que ela seja parte da sua vida. Veja mais sobre os tipos de ansiedade no decorrer do artigo.

Quais os tipos de Transtornos de Ansiedade?

Entre os principais quadros de transtornos de ansiedade estão os casos seguintes:

 

  1. Transtorno do Pânico;
  2. Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC);
  3. Fobia Social;
  4. Fobia Específica;
  5. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG);
  6. Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT);

 

 

É possível que uma pessoa apresente mais de um desses distúrbios ao mesmo tempo. Entenda mais sobre cada um deles.

1- Transtorno do Pânico

Ao sofrer com esse transtorno, a pessoa tem ataques de pânicos recorrentes e de forma inesperada. A causa desse quadro vem de um desconforto ou medo intenso. Por isso, elas evitam multidões ou locais que não são conhecidos. Em geral, durante as crises é comum sentir:

  • taquicardia ou palpitações;
  • tremores;
  • sudorese;
  • sensação de asfixia;
  • sensação de falta de ar ou sufocamento;
  • náuseas ou desconforto abdominal;
  • dor ou desconforto torácico;
  • tontura, vertigem ou sensação de desmaio;
  • medo de perder o controle ou de enlouquecer;
  • medo de morrer;
  • calafrios ou ondas de calor;
  • anestesia ou sensações de formigamento.

 

2- Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)

É um tipo de ansiedade em que alguém sofre com impulsos ou pensamentos obsessivos. A pessoa pode ter um comportamento ou ato mental recorrente e que não consegue controlar. É normal que o paciente queira lavar, verificar, contar, medir e guardar objetos a todo o momento.

3- Fobia Social

Nesse distúrbio a pessoa fica ansiosa e teme situações sociais. Assim, ela sempre evita momentos em que pode ser avaliada por outras pessoas. Seu medo é receber um julgamento negativo dos demais e ser humilhada, rejeitada ou ficar com vergonha.

4-  Fobia Específica

Existem diversos tipos de fobia específica, como medo de sangue, animais, aranhas, injeções, ambiente natural, altura, voar etc. Nesses momentos a pessoa fica ansiosa e apreensiva buscando fugir da situação ou objeto fonte de sua ansiedade.

5- Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Nesse tipo de transtorno de ansiedade é comum ter o sentimento de preocupação excessiva sobre diversas áreas, como produtividade no trabalho e desempenho escolar. Alguns dos sintomas são inquietação e nervosismo extremo, fadiga, tensão muscular e problemas de insônia.

6- Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)

Esse distúrbio ocorre após um evento muito marcante que possa ter colocado a vida da pessoa em risco. Alguns acontecimentos podem ser: acidentes, sequestro, assalto ou estar em desastres naturais.

O que fazer ao descobrir que se tem um transtorno de ansiedade?

Ao conhecer os 6 tipos de transtorno de ansiedade mais comuns, você pode entender melhor o que está acontecendo em sua vida ou com algum amigo. Conhecer a dificuldade é o primeiro passo para encontrar a cura.

Ao detectar algum desses casos, busque orientação com um psicólogo. Ele pode ajudar a vencer essas doenças e encaminhar para um psiquiatra ou neurologista, se for preciso utilizar algum medicamento.

Para acelerar o seu tratamento, recorra também às medicinas complementares. Você pode utilizar um suplemento natural contra a ansiedade e ficar livre de uma vez por todas desse problema.

 

Sobre Redação

Somos um grupo de estudantes de medicina tentando trazer informações e saúde para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *