O que fazer para controlar a ansiedade?

Tempo de leitura: 3 minutos

É comum dizer que alguém está ansioso por uma prova ou por um dia importante. Porém, quando se prolonga durante muito tempo esse estado pode originar um quadro clínico. Evite que isso aconteça. Veja o que fazer para controlar a ansiedade com técnicas naturais.

Quando se torna uma doença, a ansiedade é tratada com medicamentos específicos. Mas há formas menos agressivas para tratar esse problema. Conheça algumas técnicas para aliviar a ansiedade.

1- Controle a ansiedade com técnicas de respiração

Taquicardia, respiração ofegante e tremores são alguns dos sintomas das crises de ansiedade. Por isso, uma das melhores formas para ficar mais calmo é respirar corretamente.

Não precisa fazer nenhuma técnica complicada. Basta inspirar pelo nariz e expandir o abdômen. Depois, expire lentamente pela boca. O nome desse exercício é respiração diafragmática.

2- Evite as crises de ansiedade com atividades físicas

Uma boa forma para controlar a ansiedade é praticar atividades físicas. A frequência ideal é de pelo menos 3 vezes na semana. Além de ocupar a mente e afastar os pensamentos negativos, os exercícios físicos também agem na química do organismo.

Quando você se exercita, acontece um aumento nos níveis de serotonina no corpo. Essa substância é responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Mesmo que você não goste de academia, existem diversas opções, como: caminhada, zumba, danças orientais, jump, natação, ciclismo, vôlei, futebol etc.

3 – Consuma alimentos com triptofano para controlar a ansiedade

Para manter as crises de ansiedade sob controle, também é importante ter uma boa alimentação. Os alimentos com alto teor de triptofano ajudam a elevar os níveis de serotonina. Alguns exemplos são: chocolate e banana.

Você pode ainda optar por um suplemento natural rico em triptofano. Dessa forma, você ingere o triptofano por meio de cápsulas. Assim, não precisa ficar preocupado se está consumindo a quantidade ideal do aminoácido ou não.

4- Domine a ansiedade focando no momento presente

Um dos motivos que desencadeiam as crises de ansiedade é pensar muito no futuro. Ao passar cenas imaginárias na mente, a intenção do cérebro é preparar você para o que virá. Porém, o que acaba acontecendo é deixar você ainda mais ansioso.

Por isso, a melhor forma de evitar devanear sobre o dia seguinte é focar no presente. Busque prestar atenção total à sua volta, observe os objetos e mantenha os pensamentos no que está fazendo. Nesse momento, controlar a respiração também ajuda.

5 – Evite a ansiedade sendo mais organizado

Outro fator que deixa alguém ansioso é ter muitas tarefas para fazer. Por não organizar o tempo, as atividades acabam acumulando e por não conseguir resolver isso, a pessoa acaba ficando mais ansiosa.

Sendo assim, busque planejar a sua semana com antecedência. Você pode fazer isso com um planner, uma agenda comum ou até um caderno. Dessa forma, você consegue ter a sensação de que está controlando o seu tempo e a ansiedade e não o oposto.

Agora que você sabe o que fazer para controlar a ansiedade, já pode diminuir ou até mesmo eliminar esse problema da sua vida.

Uma dica extra para você ficar menos ansioso de é utilizar um remédio 100% natural contra ansiedade. Faça o teste e veja como seus dias serão muito mais tranquilos.

 

Sobre Redação

Somos um grupo de estudantes de medicina tentando trazer informações e saúde para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *