O que causa depressão?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Brasil é considerado o país mais ansioso e deprimido da América Latina. Por isso, infelizmente, cada vez mais pessoas vêm desenvolvendo crises depressivas. Porém, você já se perguntou o que causa depressão?

Com uma rotina mais urbana e estressante, muitas pessoas não conseguem achar a alegria em seus dias. Isso pode ocasionar uma tristeza prolongada. Além disso, há outros casos que levam uma pessoa a esse problema. Veja os 5 principais motivos para desenvolver depressão.

O que causa depressão?

Diferentes fatores podem originar os quadros depressivos. Veja as 5 causas mais comuns da depressão. Talvez alguma delas possa ter acontecido em sua vida ou com algum ente querido.

1- Situações marcantes na vida

Alguns acontecimentos podem marcar a vida de uma pessoa. Em geral, são situações que vêm acompanhadas de uma perda. Nesse caso, pode ser: término de um relacionamento, morte de alguém próximo, desemprego ou mudanças para um lugar totalmente novo.

Há também fatos que acontecem repetidamente. Por exemplo, um ambiente de trabalho tóxico ou discussões constantes em casa. Esses problemas favorecem um estado prolongado de estresse, que pode originar a depressão.

2- Diagnóstico de doenças graves

Algumas doenças graves podem ser a causa de uma depressão. Ao ser diagnosticado com problemas como: HIV, demência, diabetes, problemas cardíacos, Lupus ou AVC a pessoa pode ficar desiludida.

Ocorre um choque ao saber que será preciso passar por um tratamento longo e mudar seus hábitos. Além disso, ao ver o sofrimento dos parentes, pode ser mais uma agravante para os sintomas da depressão.

3- Uso frequente de certos remédios

Alguns medicamentos afetam a química do organismo. Seus efeitos colaterais podem reduzir a produção do hormônio do bem-estar, a serotonina. Alguns exemplos são: Xanax, Zocor, Zovirax e Prolopa.

Porém, utilizar esses remédios não significa que o paciente obrigatoriamente terá depressão. Cada corpo funciona de uma forma diferente. Contudo, esse é um fator que pode levar a crises depressivas. Por isso, utilizar um suplemento natural precursor da serotonina pode evitar esse caso.

4- Bullying e chantagens emocionais

 

O Bullying é uma agressão verbal a feita a alguém. Ele ocorre por diversos motivos, mas em geral é uma prática para afastar e machucar a outra pessoa. Ao sentir que não é bem-vindo em um grupo isso pode desencadear sintomas depressivos.

Outro fato que causa depressão são as  chantagens emocionais. Esse ato também é uma forma de agredir alguém, agindo diretamente em seus sentimentos e pensamentos.

5- Alterações hormonais

Durante a gravidez, no pós-parto ou menopausa acontecem alterações hormonais. A principal delas é a diminuição do estrogênio. Essa carência pode acabar induzindo a mulher a um período depressivo.

Além disso, a redução de ômega 3 também é uma das possíveis causas da depressão. Isso ocorre porque, com esse hormônio em baixa, é mais difícil controlar o humor e as emoções.

Agora que você já sabe o que causa depressão, tente evitar esses fatores. Caso esteja sofrendo com cansaço frequente, pessimismo e crises de choro por mais de 2 semanas, não hesite em buscar orientação com um psicólogo. Você não precisa passar por esse problema sozinho.

 

Para potencializar o tratamento de depressão, recomendamos utilizar um suplemento natural contra a depressão. Ele não causa efeitos colaterais e ajuda na produção de serotonina, que melhora o humor.

 

Sobre Redação

Somos um grupo de estudantes de medicina tentando trazer informações e saúde para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *