Depressão tem cura?

Tempo de leitura: 3 minutos

Será que depressão tem cura? Essa é uma das perguntas mais ouvidas durante o processo de tratamento. A doença atinge diversas áreas da vida de uma pessoa, por isso, a cura deve envolver o paciente de uma forma total.

Entenda melhor como a depressão atua na vida de uma pessoa e saiba quais as formas para remediar esse problema.

Como a depressão age?

A depressão possui diversas causas, sendo muito complexa. Logo, ela tem causas biológicas, psicossociais e até mesmo genéticas. Filhos de mães depressivas têm oito vezes mais chances para desenvolver essa doença na adolescência.

Embora os medicamentos atuem no campo físico, regularizando a função dos neurotransmissores afetados, isso não é o suficiente. As dificuldades psicológicas e sociais do paciente continuaram da mesma maneira. Isso contribuirá para novas crises.

Ou seja, um companheiro abusivo tende a continuar maltratando sua esposa. Pessoas que atuam em um ambiente de trabalho tóxico podem continuar nesse local por anos. A morte de um ente querido é um fato irremediável.

Em alguns desses fatores é possível haver transformação. Pode ser difícil pedir o divórcio ou arriscado mudar de emprego. Porém, o mais importante é a saúde mental e emocional do paciente. Contudo, episódios de perda ou abusos precisaram ser acompanhados por um psicólogo.

O que significa cura?

Da mesma forma que a depressão é multifatorial, seus tratamentos também devem agir de maneira completa na vida de uma pessoa. Por isso, é fundamental cuidar dos sintomas físicos e psicológicos da depressão. Além de, é claro, melhorar uma situação de vida prejudicial para o paciente.

Nesse contexto, vale entender os dois significados de uma cura para depressão. No primeiro termo, é possível entender como a cura de uma doença física. Ou seja, a cura de um resfriado, por exemplo. Já por outro lado, a palavra “cura” pode estar voltada para formas de tratar e evitar novas crises depressivas.

Sendo assim, a depressão não pode ser curada, como é feito com uma enfermidade física. Não é possível tomar uma medicação e acabar com a depressão. Isso ocorre porque ela não é apenas um problema físico. As crises depressivas envolvem as emoções, pensamentos e situação social de uma pessoa.

Não se pode eliminar completamente a depressão. Porém há formas para viver bem e manter os sintomas controlados. Basta seguir os tratamentos indicados para cada caso e o paciente poderá levar uma vida feliz.

Depressão tem cura?

Medicamento algum pode solucionar os problemas de uma pessoa ou ajudar para construção de uma vida social mais saudável. Por isso, a cura para a depressão deve ser um tratamento integrativo.

Em casos mais leves, um psicólogo pode contribuir para a melhora gradativa de uma pessoa. Contudo, em casos mais graves é preciso fazer o acompanhamento com um psiquiatra, pois apenas ele tem autorização para prescrever medicações.

Além disso, a pessoa com depressão deve sair de um ambiente ou situação prejudicial. Dessa forma, os dois outros tratamentos são cruciais, uma vez que as crises depressivas drenam toda a força do paciente.

Então, a depressão tem cura quando é tratada da forma completa. Utilize os remédios, para cuidar do corpo. Faça terapia, para tratar do seu emocional. Além disso, procure atividades agradáveis, como: meditação, dança, natação e atividades físicas.

Ficar livre dos sintomas da depressão é possível. Para complementar seu tratamento, aposte em um suplemento natural contra a depressão. Assim, você ataca a doença de todas as formas.

Sobre Redação

Somos um grupo de estudantes de medicina tentando trazer informações e saúde para nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *