3 formas para meditar e acabar com a ansiedade

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De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é um dos líderes no ranking de ansiedade. Infelizmente, uma liderança que não pode ser comemorada. Os dados indicam que 9% dos brasileiros sofrem com essa situação. Porém, há como superar isso. Veja 3 formas para meditar e acabar com a ansiedade.

Uma vida sem fobias, pânicos e estresse é possível. Pratique essas técnicas de meditação e complemente seu tratamento com soluções naturais contra ansiedade. Veja como pode fazer isso em alguns minutos.

Meditação para acabar com a ansiedade 1: Presença Total

Essa técnica de meditação trabalha com a atenção plena. É comum pensar que existe apenas uma maneira de meditar. Ou seja, com velas, incensos e sentado na posição de lótus. Porém, essa técnica é muito mais simples. Você perceberá isso ao fazer esses exercícios, confira o primeiro método:

  • Ao sentir o começo da crise de ansiedade, pare tudo o que estiver fazendo.
  • Então, sinta seu corpo. Como ele está?
  • Olhe o ambiente a sua volta. O que você pode notar?
  • Depois disso, observe cada objeto. Quais são suas cores e formas?
  • Por fim, preste atenção à forma que você respira. É calma ou acelerada?
  • Respire profundamente e perceba que já está mais calmo.

Essa técnica de meditação é inspirada na filosofia mindfulness, que significa estar totalmente atento ao momento presente. Ela é benéfica para praticar durante todos os tipos de ansiedade.

Meditação para acabar com a ansiedade 2: Técnica 5-7-9

Para controlar os momentos ansiosos, é preciso encontrar técnicas para desacelerar a mente. A meditação 5-7-9 age exatamente nesse problema. Pratique durante as crises de ansiedade ou no decorrer do seu dia para ficar mais relaxado.

  • Coloque os pés no chão e sinta cada um deles firmes no solo.
  • Respire lentamente por 3 vezes;
  • Preste atenção ao ar que entra e sai dos pulmões;
  • Inspire contando mentalmente até 5;
  • Segure o ar enquanto conta até 7;
  • Expire contando até 9.
  • Repita a sequência até ficar mais tranquilo.

Esse exercício traz a proposta de regularizar o ritmo da respiração. Para acabar com as crises é preciso controlar os sintomas de ansiedade na mente e no corpo. Por isso, acalmar a respiração já elimina os primeiros efeitos em que o coração bate acelerado e a respiração fica descompassada.

Meditação para acabar com a ansiedade 3: Respiração diafragmática

Ao longo do dia, é comum esquecer a forma correta para respirar. Sim, isso é possível! Não é apenas porque o ar entra e sai dos seus pulmões que você está respirando da forma certa. O mais indicado é respirar pelo diafragma. Veja como fazer isso.

  • Observe sua respiração. Ela está concentrada no tórax?
  • Tente aprofundar sua respiração até atingir a barriga;
  • Imagine que há um balão de gás no seu estômago que você deve encher;
  • Inspire, preenchendo o abdômen de ar;
  • Expire lentamente pela boca.
  • Faça isso até ficar mais calmo.

A maneira ideal para respirar é com uma respiração diafragmática. Ou seja, quando o diafragma expande e depois relaxa. Sempre que notar que sua respiração está concentrada apenas no tórax, faça esse exercício.

Com essas 3 formas para meditar e acabar com a ansiedade, esse problema não será mais parte dos seus dias. Tenha momentos mais tranquilos e desfrute de cada dia com calma e bem-estar.

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